A governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), oficializou o ponto facultativo para os servidores do Governo do Distrito Federal (GDF) na próxima segunda, 29, data em que a Seleção Brasileira enfrenta o Japão pela Copa do Mundo de 2026. A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) nesta última quinta, 25.
De acordo com o decreto, a suspensão do expediente não se aplica aos serviços considerados essenciais, como saúde, segurança pública, vigilância sanitária, fiscalização tributária, assistência social, comunicação, fiscalização urbanística, defesa do consumidor, limpeza urbana e fiscalização do transporte. As unidades responsáveis por esses atendimentos deverão manter escalas para garantir a continuidade dos serviços à população.
Na Secretaria de Saúde, um memorando divulgado nesta sexta, 26, autorizou os servidores administrativos da pasta e das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) a aderirem ao ponto facultativo, desde que a medida não comprometa o funcionamento dos serviços essenciais.
Segundo a governadora, a decisão também busca minimizar os impactos no trânsito do Distrito Federal. Na última quarta, 24) a liberação antecipada dos servidores públicos provocou congestionamentos em diversas vias da capital, principalmente por volta das 16h, horário em que houve aumento expressivo no fluxo de veículos.
O GDF espera que a adoção do ponto facultativo ao longo de todo o dia contribua para distribuir melhor o deslocamento da população e reduzir os transtornos registrados durante a partida anterior da Seleção Brasileira.


Be the first to comment